Trincadeira

A Trincadeira é uma casta com cachos pequenos e compactos

Uma casta negra-azulada e lusitana por natureza, assim é conhecida a Trincadeira, muito prestigiada em todo território português por seu povo que culturalmente tem em suas vinhas o mesmo cuidado, dedicação e importância de seus familiares

Seus vinhos estão entre os melhores no panorama português. Sua vasta tradição e méritos fez com que esta cepa ganhasse os solos de norte a sul, produzindo belos vinhos que quando jovem demonstram a cor granada, assumindo tons de rubi com o passar do tempo.

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Equilíbrio, boa estrutura e elegância também são adjetivos ligados aos vinhos da Trincadeira, além de bom corpo, saboroso e aromático em frutos vermelhos como framboesa, frutas negras como ameixa preta, compota de amora negra, com toque picante de especiarias, vegetais. Demonstram acidez notável e fresca, taninos consideravelmente abundantes e destacados, mas que se tornam agradáveis e macios.

A Trincadeira é uma uva muito usada para cortes em Portugal

Harmonização

Com tantas características positivas, frequentemente a Trincadeira oferece suporte para ajudar a equilibrar muitas outras uvas, no que resultam em vinhos muito agradáveis. Nestes caso, abre-se um grande leque para harmonizações, como receitas simples de carne de cordeiro, carne de porco e aves: frango, peru. Queijos moles também são uma boa opção, pratos com especiarias doces/defumadas, pimenta ou pimentão, estendendo para pratos a base de grão (polenta com molho, risotos cremosos) e também charcutarias. Quando atuando solo em caráter varietal, o vinho da Trincadeira pode adequar-se a pratos de carnes, peixes cozidos e queijos.

A Trincadeira possui maior relevância em algumas das mais emblemáticas e importantes regiões do cenário mundial do vinho em Portugal. Uma destas regiões é o Alentejo com sua vinificação tradicional herdada dos processos Romanos e hoje muito modernizada, com reconhecimento internacional. No Douro, cercado por suas montanhas que lhe dão características climáticas exclusivas e particulares na produção da bebida com grande excelência, tem seus olhos voltados à casta. Por fim a região do Tejo, orgulhosa por seus vinhos e sua gastronomia local, tem sua parcela de importância para o cultivo e reconhecimento da variedade.

Uma ótima harmonização com a Trincadeira é com frango crocante

Uma uva e vários nomes

Tamanha a fama e dispersão da Trincadeira por todas as zonas quentes do país, só poderia resultar no surgimento de diversas grafias regionais como: Trincandeira Preta (Alentejo e Tejo), Tinta Amarela (Douro e Trás-os-Montes), Mortágua (Torres Vedras e Alenquer), Preto Martinho (Arruda e Bucelas), Espadeiro ou Murteira (Setúbal), Cravo Preto (Algarve), Castiço (Aveiras de Cima). Existem ainda outros nomes aplicados a ela: Portugal Malbec (Austrália), Castelão Português, Castelão Francês, João de Santarém, Tinta Merousa, Periquita e Mortágua de Vide Branca.

A casta apresenta cachos compactos, bagos uniformemente arredondados, com o tamanhos pequenos a médios e com a curiosa cor negra-azulada. Sua folha quando jovem é amarelada, pelo qual acredita-se que deste aspecto tenha surgido o nome "Tinta Amarela" na região do Douro e Trás-os-Montes.

 Algumas das vinhas mais antigas de Portugal são da Trincadeira

De um modo geral, é uma uva temperamental, considerada de difícil cultivo por possuir produção muito irregular e sensibilidade aos fungos. Por outro lado, apresenta outras vantagens no ponto de vista enológico, no qual é bastante utilizada em assemblages (ou cortes como dizemos na língua portuguesa), atuando com diversas variedades famosas que se estendem pelos solos lusitanos.

Possui grande tendência ao estágio em madeira, sua conexão com o barril é muito positiva, como por exemplo, quando obtém passagem pelo tão apreciado barril de carvalho francês, pode revelar maravilhosos vinhos com complexidade e perfeita adequação aos critérios que atendem aos quesitos de guarda.

Busca por assuntos: Portugal Douro Alentejo

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar