Uvas Viníferas

Esta página está em construção e estamos incluindo novas variedades de uvas em breve.

Nesta seção do portal, vamos falar um pouco das personagens principais na elaboração da bebida de Baco, as uvas. Vamos dar maior destaque às castas (variedades de uvas) mais usadas na produção dos vinhos e espumantes.

Tudo começa com as videiras. As mais usadas para vinificação, também conhecidas como vitis viníferas, são plantas trepadeiras cujo os seus frutos são as uvas, que depois de fermentadas, dão origem aos vinhos. Veja abaixo uma lista das principais uvas viníferas:

Variedades de uvas

 

 

 

 

Cabernet Franc

A Cabernet Franc

A Cabernet Franc, também conhecida por: Bouchet (St-Émilion), Breton (Loire) e Mencía (Galícia). É uma casta leve e macia, com aroma de frutas vermelhas e especiarias.

Trata-se de uma variedade de uva tinta muito importante para a vinicultura mundial, sendo usada principalmente em cortes (complementando outras uvas) ou em varietais (usada sozinha na produção dos vinhos).

Leia mais: Cabernet Franc

Tannat

A uva Tannat

Origem da uva

O berço nativo da Tannat é Madiran, no centro da região sudoeste da França.

Leia mais: Tannat

Barbera

A uva Barbera

Variedade de uva muito antiga, que era usada para produzir vinhos de baixa qualidade. Devidamente tratada, hoje produz vinhos nobres.

Leia mais: Barbera

Aligoté

A uva Aligoté

Uva branca resistente ao frio, usada na fabricação de vinho branco seco e de espumantes, com sabor de cítricos e herbáceos, ótimos para acompanhar queijos.

Leia mais: Aligoté

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar