Chablis

Chablis é uma pequena vila na Borgonha

Chablis, é uma pequena vila na Borgonha a 120 quilômetros a noroeste de Dijon. Única sub região da Borgonha que está separada das demais. Terra dos melhores Chardonnay do mundo. Invernos rigorosos, primavera muito fria e verões curtos, secos e frio a noite. Clima que faz com que cada safra seja uma aventura. Trabalho não falta ao produtor, desde as geadas até o congelamento dos frutos na primavera.

O solo é formado por fósseis de ostra, talvez único no mundo do vinho, nos traz uma carga mineral muito grande nos nobres fermentados.

Chardonnay

A chardonnay é a uva branca mais plantada no mundo. Para muitos a grande rainha das uvas brancas. Produz vinhos dos mais variados estilos, dependendo do solo e clima. Se mais quente no final da maturação teremos um Chardonnay mais adocicado com aromas de pão de mel e frutos doces como abacaxi. Se mais frio um Chardonnay mais seco (contrário de doce) com aromas mais vegetais e de frutos de polpa branca.

Quando passada por barricas apresenta-se mais amanteigada com aromas de baunilha.

Mas ao apreciar um Chablis, esqueça tudo acima.

Em nenhum outro terroir a Chardonnay se apresenta como em Chablis. Quem não sabe tem dificuldade de aceitar que aquele vinho seco, ácido, aromático, lembrando grama molhada, cítricos, lima-limão e extremamente mineral seja feito da Chardonnay.

Chablis é reconhecida pela qualidade dos vinhos brancos

Classificações

A classificação do Chablis varia do básico Petit Chablis, passando pelo Chablis (Premier Cru), chegando ao topo, os Grand Cru. Variações de solo, localização do vinhedo e insolação ao final do período de maturação determinam a qualidade final do produto. De novo o terroir da Borgonha influenciando diretamente no resultado final de um grande vinho.

Um grande rival de Chablis fica na própria Borgonha, mais precisamente na Côte de Beaune, Chassagne-Montrachet, Puligny-Montrachet e  Mersault que produzem um Chardonnay mais caloroso, amendoado e lembrando frutas secas, como damasco e tâmaras e em geral barricados.

Grand Cru

Há sete demarcações oficiais de Grand Cru nesta região, cobrindo uma área de 247 hectares. Todos localizados com vista para a cidade de Chablis em altitudes entre 150 e 200 metros.

As classificações de Grand Cru de Chablis

Premier Cru

Em geral os vinhos Premiers Crus de Chablis têm pelo menos teor de álcool por volume. Também tendem a ser menos aromáticos e menos intensos nos sabores.

Na virada do século 21, havia 40 vinhedos de Premiers Crus. Entre os vinhedos mais conhecidos estão "Umbrella" Mont de Milieu, Montée de Tonnerre, Fourchaume, Vaillons, Montmains, Côte de Léchet, Beauroy, Vauligneau, Vaudevey, Vaucoupin, Vosgros, Les Fourneaux, Côte de Vaubarousse, Berdiot, Chaume de Talvat , Côte de Jouan e Les Beauregards.

Busca por assuntos: Borgonha França

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar