Teroldego feliz no terroir gaúcho

A Teroldego se adaptou bem ao terroir da Serra Gaúcha

A Teroldego é uma uva tinta do norte da Itália. Veio do Vêneto e se adaptou maravilhosamente no Rio Grande do Sul. Tanto na Serra Gaúcha como na Serra do Sudeste e até mesmo na Campanha Gaúcha.

A casta no Brasil

É, certamente, um sucesso nos terroirs do Brasil pela variedade de estilos de vinhos e sua adaptabilidade aos nossos climas e terrenos.

Nativa do hoje Alto Ádige, antigo Süd Tirol do tempo do império austro-húngaro, tem este nome pela condução que era dada ao vinhedo. A uva é uma planta trepadeira, portanto precisa ser conduzida com arames, suportes ou qualquer outra forma de sustentação para que possa produzir frutos de qualidade. Pois uma destas técnicas de condução era chamada de Tirelles que com o sufixo Gold, tudo no dialeto alemão que se falava por lá, ficou Teroldego ou ouro do Tirol.

Produção no RS

Uva de fortes taninos casca mais grossa, traz ao vinho bastante cor. Dependendo de onde está plantada, se em regiões mais frias no final da maturação, como a Serra Gaúcha, temos vinhos menos potentes, mais claros e menos aromáticos.

A Angheben é uma das vinícolas que já produz vinhos com a Teroldego

Se vinda de regiões mais ensolaradas e quentes como Serra do Sudeste e Campanha, tintos mais encorpados, com fortes taninos - que são amasiados na passagem por barricas de carvalho - e muito mais aromática. Digamos um Teroldego mais encorpado e fortão.

Fique Atualizado!

Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Certamente representa, além de uma casta responsável por gerar grandes vinhos, uma uva emblemática que mostra toda a cultura dos imigrantes Vênetos que por aqui chegaram. É como se fosse um resgate de um pedaço do norte da Itália por aqui.

Uma dica legal para harmonizar os vinhos com a teroldego é molhos mais encorpados e gordurosos, um assado de ovelha ou carne de panela.

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar