A Tannat e a Campanha Gaúcha

A Campanha Gaúcha vem produzindo ótimos tannats

Na Campanha Gaúcha, em especial nas bordas de fronteira com o Uruguai, encontramos o terroir ideal para o desenvolvimento da Tannat.  Lá, encontramos um relevo de suaves ondulações e clima continental, onde o inverno rigoroso e verão quente e ensolarado, mas resfriando à noite, com baixa umidade, onde venta quase todos os dias (o que garante a sanidade dos vinhedos).

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Mas, diferente da maioria dos vinhos uruguaios feitos com esta casta, na sua grande maioria nos vinhedos de Canelones, perto da capital do país, os Tannats da campanha gaúcha, em razão do clima continental e dos verões mais quentes e ensolarados, nos traz uma maior maturação da uvas e nos brindando com vinhos mais frutados, aromáticos e sedosos.

Interessante destacar a harmonização

Os vinhos feitos com a Tannat são bons sozinhos. Agora bem acompanhado, em todos os sentidos, ele torna-se insuperável. Nas rodas de amigos sempre vem a pergunta. Mas qual prato combina com a Tannat?

Os vinhos com a Tannat combinam muito bem com um bom assado

Em princípio parece fácil, mas não é. A regra básica é simples, harmonização não é imposição. É 1+1 e não 1–1. Não se trata de uma batalha entre vinho e comida. Deve-se somar as qualidades e não subtraí-las.

É GRÁTIS... Fique Atualizado!

Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Aqui o segredo é a forte carga tânica que esta uva traz consigo. Tanino combina com gordura. Portanto, mais um item que aproxima a Tannat do pampa gaúcho a culinária típica de inverno, como o tradicional churrasco, carnes assadas, pratos baseados na carne de ovelha, bastante encorpados e condimentados. Não é fácil encontrar vinhos que harmonize com estes pratos. Já os feitos com a Tannat são ideais para combinar sua estrutura com esta culinária. Uma casta que os enfrenta com galhardia e só vem a somar.

O Brasil produz ótimos vinhos

Um bom exemplo de Tannat produzido na Campanha gaúcha

Portanto, quando pensarem no terroir do pampa gaúcho e na sua culinária, deixemos um pouco de lado nossos preconceitos com o vinho brasileiro e vamos aproveitar este potencial fantástico.

Um brinde aos produtores da Campanha Gaúcha que tanto nos honram com sua luta e perseverança. E que, hoje, já vêm demonstrando seus resultados positivos.

 

Publicidade

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar