Lagrein - Uma tinta do norte da Itália

Algumas uvas esquecidas vêm se destacando na Serra Gaúcha

Já escrevemos sobre a Marzemino e a Serra Gaúcha, falando sobre o destaque que a uva vem tendo no cenário vitivinícola do RS. Mas, exitem outras castas que também vêm se ganhando uma atenção especial na região, como a Lagrein.

A imigração italiana no Rio Grande do Sul, Brasil, iniciou por volta de 1870. A Itália ainda não era unificada e vários reinos e ducados conviviam numa paz instável. O antigo reino das três venezas, o Vêneto, Alto Ádige e Veneza-Giulia, antes poderosa pelo comércio do Mediterrâneo entrou em decadência com a descoberta de novas rotas e mercados pelos portugueses e espanhóis.

Napoleão Bonaparte a invadiu e trocou-a com o império austro-húngaro. Parte do Veneto passou a ser chamado de Süd-Tirol, forte influência germânica iniciou, até hoje a região é bilíngue.

Com o fim do império austro-húngaro esta parte da Itália ficou a própria sorte. Iniciou-se então a imigração para o sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

A Lagrein

Com eles veio a cultura da vinha e do vinho e suas uvas. Dentre as castas, uma muito especial chamada Lagrein (olha a raiz germânica).

A Lagrein é uma das castas que recomeçam a ganhar destaque

A Lagrein é uma uva tinta que se adapta muito bem ao clima de montanha de onde veio. Na Serra Gaúcha, encontrou clima e solo ideais. Com o tempo foi esquecida e preterida pelas tidas internacionais, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Hoje importante trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de resgatá-la, de ser entendida e trabalhada para que possa nos fornecer ótimos vinhos.

Estilo dos vinhos

Esta casta nos traz um vinho bastante aromático, cerejas, mirtilo e algo floral. De médio corpo como a Pinot Noir, taninos tranquilos e sedosos nos melhores exemplares. Um pouco de dificuldade de domar a sua acidez, mas hoje temos bons exemplos com esta casta.

Parceira de pratos com carne de porco, frango e massas com molhos não muito encorpados.

Uma bela alternativa para quem anda cansado da Cabernet Sauvignon, Merlot e até mesmo da Pinot Noir.

Busca por assuntos: Serra Gaúcha Brasil

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar