Regiões Viníferas do Brasil

Conheça as principais regiões viníferas do Brasil. Aprenda sobre os terroirs, as principias castas cultivadas, as características e curiosidades de cada local.

Teroldego feliz no terroir gaúcho

A Teroldego se adaptou bem ao terroir da Serra Gaúcha

A Teroldego é uma uva tinta do norte da Itália. Veio do Vêneto e se adaptou maravilhosamente no Rio Grande do Sul. Tanto na Serra Gaúcha como na Serra do Sudeste e até mesmo na Campanha Gaúcha.

Leia mais: Teroldego feliz no terroir gaúcho

Lagrein - Uma tinta do norte da Itália

Algumas uvas esquecidas vêm se destacando na Serra Gaúcha

Já escrevemos sobre a Marzemino e a Serra Gaúcha, falando sobre o destaque que a uva vem tendo no cenário vitivinícola do RS. Mas, exitem outras castas que também vêm se ganhando uma atenção especial na região, como a Lagrein.

Leia mais: Lagrein - Uma tinta do norte da Itália

A Marzemino e a Serra Gaúcha

Em breve teremos novidades vindas dos vinhedos da Serra Gaúcha

Já comentei sobre o renascimento de uvas esquecidas na Serra Gaúcha. Agora, vou falar um pouco sobre uma delas: a Marzemino.

Estive, recentemente, em estradas vicinais do Vale dos Vinhedos. Lugares calmos montanhosos e cheios de vinhas imponentes. Impressionante como a geografia assemelha-se ao Trento, uma dos três reinos de Veneza e de onde vieram à maioria dos imigrantes italianos.

Leia mais: A Marzemino e a Serra Gaúcha

Renascimento de uvas esquecidas na Serra Gaúcha

A Inglaterra é um dos maiores consumidores de vinhos de mundo

No mundo do vinho, quer queiram ou não a Inglaterra dita as regras de comercialização. O país é um grande consumidor de vinho, paga bem e a preferência local acaba gerando grande influência nos produtores mundiais do nobre fermentando.

Leia mais: Renascimento de uvas esquecidas na Serra Gaúcha

A Tannat e a Campanha Gaúcha

A Campanha Gaúcha vem produzindo ótimos tannats

Na Campanha Gaúcha, em especial nas bordas de fronteira com o Uruguai, encontramos o terroir ideal para o desenvolvimento da Tannat.  Lá, encontramos um relevo de suaves ondulações e clima continental, onde o inverno rigoroso e verão quente e ensolarado, mas resfriando à noite, com baixa umidade, onde venta quase todos os dias (o que garante a sanidade dos vinhedos).

Leia mais: A Tannat e a Campanha Gaúcha

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar