Safra brasileira de 2016 será comentada por convidados de sete países

Na Avaliação de 2015 mais de 800 pessoas participaram da degustação dos vinhos mais representativos da safra

Enólogos, sommeliers, jornalistas e celebridades vêm da Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido

A 24ª Avaliação Nacional de Vinhos chega ao seu grande momento no dia 24 deste mês, quando a partir das 9h, 850 apreciadores do vinho brasileiro estarão reunidos no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para degustar as 16 amostras mais representativas da Safra 2016. E para tornar essa experiência ainda mais emblemática, 15 personalidades ligadas ao mundo do vinho, além de um participante sorteado no dia, compartilharão suas impressões sobre as amostras selecionadas. Nomes conhecidos, como o do ator Thiago Rodrigues e do Enólogo do Ano 2015, Christian Bernardi, irão compor a mesa de comentaristas.

>> Veja aqui como foi a ANV 2015

A Avaliação reunirá enólogos, sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas do Brasil, Bélgica, Chile, França, Grécia, Estados Unidos e Reino Unido, que degustarão as 16 amostras às cegas com o público. Com as considerações dos comentaristas, o evento ganha um caráter lúdico, pois o público poderá fazer sua própria análise e comparar suas impressões com as de especialistas no assunto. “Ver as centenas de pessoas apreciando a mesma amostra ao mesmo tempo em silêncio, atentas às sensações despertadas pelos vinhos, faz da Avaliação Nacional de Vinhos um verdadeiro espetáculo”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento, enólogo Juliano Perin.

Jurados de diversos países comentam as amostras mais representativas da safra

Nesta edição, a Avaliação contará com a presença de comentaristas renomados, reafirmando a importância do evento para o setor vitivinícola. O time brasileiro será representado por Aldemir Dadalt, Christian Bernardi, Liana Sabo, Túlio Dek, Thiago Rodrigues, Diego Arrebola, Guilherme Velloso, Marcelo Copello e Petrus Elesbão. Do exterior, estarão Baudouin Havaux (Bélgica), Cristián Aliaga (Chile), Juan Carlos Rincón (Reino Unido), Pascal Marty (França), Rebecca Murphy (USA) e Stavroula Liapi (Grécia).

O painel de comentaristas, composto pela ABE, se renova a cada ano, com o objetivo de levar novos profissionais a Bento Gonçalves e envolver o público na cultura milenar do vinho. “Convidamos personalidades que irão contribuir técnica e culturalmente para o evento, dividindo suas experiências de um modo convidativo, que despertará ainda mais o interesse dos participantes pelo vinho brasileiro”, conclui Perin.

COMENTARISTAS
1. Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
2. Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
3. Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
4. Cristián Aliaga – enólogo (Chile)
5. Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
6. Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
7. Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
8. Liana Sabo – jornalista (Brasil)
9. Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
10. Pascal Marty – enólogo (França)
11. Petrus Elesbão – organizador Vinum Brasilis (Brasil)
12. Rebecca Murphy – jornalista (USA)
13. Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
14. Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
15. Túlio Dek – músico (Brasil)

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Degustação/Comentários
11h – Intervalo
11h30min – Entrega de Troféus VITIS
12h – Degustação/Comentários
13h – Prova de Espumantes
13h30min – Almoço
16h30min – Encerramento

Busca por assuntos: Serra Gaúcha

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar