Vinho quente (quentão)

O vinho quente

O quentão, também conhecido como vinho quente, consiste em uma bebida aquecida de vinho acrescida com algumas especiarias. Servida bem, quente é uma ótima opção para ser relacionada com noites e tardes frias de inverno.

É uma ótimo opção para aproveitar o potencial que o vinho possui de reunir pessoas, aproximar os amigos, estreitar os laços familiares e criar novas amizades. Além de ser uma atitude saudável, pois beber vinho faz bem à saúde.

Outra vantagem é o maravilhoso odor, pois a bebida espalha pelo ar cheirinho doce e ao mesmo tempo picante. Ainda mais se for acrescido de frutas, como maçã sem casca e picada, alguma outra especiaria da época ou região.

Ideal para o inverno

O quentão serve como uma saborosa bebida para brindar e comemorar o inverno. Tradicionalmente, também é servido durante as quermesses e festas juninas, que se realizam por todo o Brasil no período mais frio do ano. São as tradicionais festas comemorativas em homenagem aos santos, como o Santo Antônio, São José e São João.

Quentão

Neste rigoroso inverno que invadiu o solo brasileiro, o mais rigoroso dos últimos 50 anos, pode muito bem ser aquecido com um aconchegante quentão, quer seja com a família, quer seja com os amigos ou mesmo com os colegas de trabalho. Por ser aquecido, o álcool evapora e assim pode ser consumido também por crianças, no local de trabalho e por pessoas com restrição ao álcool.

O vinho quente é uma bebida importante para a cultura brasileira e seu poder de esquentar o corpo não tem uma origem comprovada, mas sabe-se que surgiu com a população rural quando passou a misturar o vinho com gengibre e outros condimentos, fervendo tudo e criando uma saborosa bebida para de aguçar o paladar.

Receita de quentão

Ingredientes

  • 2 L de vinho tinto suave
  • 1 copo de água 200 ml
  • 1/2 copo de cachaça
  • 1 1/2 copo de açúcar
  • 2 pauzinhos de canela
  • 12 cravos da Índia (ou a gosto)
  • 8 rodelas de gengibre picado (ou a gosto)

Modo de preparo do quentão de vinho

  1. Coloque o açúcar em uma panela
  2. Adicione o gengibre picado, os cravos da Índia e a canela
  3. Quando o açúcar estiver quase todo derretido (mas ainda claro, sem queimar ou caramelizar), coloque a água
  4. Acrescente o vinho e por último acrescente a cachaça
  5. Deixe ferver por 10 minutos
  6. Use um filtro ou uma peneira para separar a bebida das especiarias utilizadas no preparo
  7. Seu vinho quente está pronto para ser servido e apreciado

Apreciar a bebida enquanto estiver quente.

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar