Elaboração dos Vinhos

Todos que apreciam um bom vinho muitas vezes já se perguntaram, quais seriam os fatores que levaram a bebida a ter aquele sabor, aroma e cor? Será que o resultado foi o planejado pelo enólogo? Será que o terroir influenciou? Mas afinal, o que é terroir?

Um dos temas mais interessantes do mundo do vinho, sem dúvida, é o terroir. Pois como explicar que uvas do mesmo tipo, plantadas em regiões diferentes, possam produzir fermentados tão distintos? Ou pequenas variações do tempo, resultarem em safras maravilhosas ou desastrosas?

Nesta categoria do Sobre Vinho, vamos fazer um passeio para descobrirmos um pouco mais sobre estes mistérios e outras curiosidades na elaboração dos vinhos.

O que é terroir?

Terroir do Douro em Portugal

Tecnicamente o terroir, palavra francesa para exprimir território, advindo do latim terratorium. Hoje pode ser compreendida como solo + clima em determinada área limitada.

Leia mais: O que é terroir?

Vinho quente (quentão)

O vinho quente

O quentão, também conhecido como vinho quente, consiste em uma bebida aquecida de vinho acrescida com algumas especiarias. Servida bem, quente é uma ótima opção para ser relacionada com noites e tardes frias de inverno.

Leia mais: Vinho quente (quentão)

Vinho do Porto

O vinho do Porto

Já ouvimos falar em vinho do Porto, mas por que este tipo de vinho recebe esta nomeação? Será que existe diferenças durante a produção que seja específico deste fermentado?

Leia mais: Vinho do Porto

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar