Elaboração dos Vinhos

Todos que apreciam um bom vinho muitas vezes já se perguntaram, quais seriam os fatores que levaram a bebida a ter aquele sabor, aroma e cor? Será que o resultado foi o planejado pelo enólogo? Será que o terroir influenciou? Mas afinal, o que é terroir?

Um dos temas mais interessantes do mundo do vinho, sem dúvida, é o terroir. Pois como explicar que uvas do mesmo tipo, plantadas em regiões diferentes, possam produzir fermentados tão distintos? Ou pequenas variações do tempo, resultarem em safras maravilhosas ou desastrosas?

Nesta categoria do Sobre Vinho, vamos fazer um passeio para descobrirmos um pouco mais sobre estes mistérios e outras curiosidades na elaboração dos vinhos.

Diferença entre Denominação de Origem e Indicação de Procedência

As Indicações Geográficas do Brasil

Tanto a Denominação de Origem quanto a Indicação de Procedência são formas de classificar a qual Indicação Geográfica pertence determinado vinho. E a Indicação Geográfica é o que garante a qualidade ou a identidade própria ao produto ou ao serviço.

Leia mais: Diferença entre Denominação de Origem e Indicação de Procedência

O que é Botrytis Cinerea?

As uvas atacadas pela Botrytis Cinerea

A Botrytis Cinerea é um fungo. Um tradução apropriada seria uva cinzenta. Esta terrível peste ataca os frutos no final de sua maturação.

Leia mais: O que é Botrytis Cinerea?

Barril de carvalho

O barril de carvalho é usado para dar notoriedade e complexidade ao vinho

Por dentro do Barril

Já ouvimos muitas vezes que grande parte dos vinhos possuem passagem ou amadurecimento em barril. Mas o que isso significa e quais os benefícios que o "berço de carvalho" pode trazer à bebida?

Leia mais: Barril de carvalho

Vinho Verde

Os Vinhos Verdes são produzidos exclusivamente em Portugal

O Vinho Verde é produzido exclusivamente na região demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, e constitui uma denominação de origem controlada, cuja demarcação remonta o início do século XX.

Leia mais: Vinho Verde

O que é terroir?

Terroir do Douro em Portugal

Tecnicamente o terroir, palavra francesa para exprimir território, advindo do latim terratorium. Hoje pode ser compreendida como solo + clima em determinada área limitada.

Leia mais: O que é terroir?

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar