Sommelier

Sommelier é um especilista em vinhos

Sabe aquele profissional que lhe oferece bebidas e fica com a carta de vinhos na mão nos restaurantes? Ele não é um simples garçom, é um sommelier, profissional especializado em bebidas e harmonizações.

O sommelier possui o conhecimento sobre vinhos, cervejas e outros tipos de bebidas em restaurantes, bares e lojas do setor. Além disso, o especialista também é responsável por todos os assuntos relacionados, inclusive compra, recebimento e guarda dos vinhos nos estabelecimentos.

Origem do sommelier

Esta profissão surgiu antes do século XVII, na França, com a popularização dos restaurantes em Paris. O responsável por transportar os vinhos tinha a obrigação de provar seu conteúdo antes que fosse servido, para evitar tentativas de envenenamento durante o transporte e, com o passar do tempo, para garantir que o produto era de boa qualidade.

São inúmeras as tarefas sob a responsabilidade deste profissional que, desde agosto de 2011, está com sua atividade regulamentada no Brasil. Entre suas funções principais estão a escolha, a compra, o recebimento, a guarda e a prova do vinho antes que este seja servido ao cliente. Além disso, cuida também da elaboração das cartas do fermentando de uva.

Para ser considerado sommelier não basta apenas a paixão pelo fermentado, é preciso formação e estar sempre atualizado no que diz respeito ao mundo dos vinhos. E para isso, existem cursos profissionalizantes na área da gastronomia para a formar os profissionais.

Harmonização da bebida

O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos
O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos

As capacitações também têm como objetivo aprimorar os conhecimentos, tornando-os capazes de orientar na melhor opção da bebida, considerando a escolha do cardápio e o perfil do cliente. Além disso, são desenvolvidos conhecidos como normas de etiqueta à mesa e técnicas de atendimento.

O sommelier é um apaixonado por vinhos, que alia o seu gosto ao conhecimento. Precisam gostar de atender ao público e ter em mente que é preciso seguir aprendendo sempre, seja viajando para países produtores ou frequentando cursos e degustações. O que diferencia o sommelier de outros profissionais é o ato de servir: saber o timing correto do serviço e se comunicar com o cliente.

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar