Louis XIII, o rei dos cognacs

O Louis XIII é conhecido como rei dos cognacs

Tive a honra de conhecer (e provar) o famoso Louis XIII. Também conhecido como o “rei dos cognacs”

Aqui no SobreVinho.net, nossa missão é ajudar as pessoas a conhecerem mais sobre o incrível mundo dos vinhos. Mas hoje, vou falar de um “parente” muito próximo da nossa amada bebida, o cognac. Um produto feito também com uva, só que destilado, onde atinge um percentual alcoólico mais elevado. É ótimo como aperitivos, digestivo e para acompanhar sobremesas. Para quem não conhece, vale a pena experimentar.

Degustação

O encontro aconteceu em um elegante almoço organizado pela Importadora Porto a Porto, no Restaurante Peppo Cucina, em Porto Alegre. A recepção ficou por conta do gerente regional da importadora, Hugo Sola e pela embaixadora da Rémy Martin no Brasil – empresa que produz o Louis XIII - , Jessia Lobo.

O Louis XIII é cercado de glamour e requinte, e como qualquer produto com estas virtudes, cria-se uma grande expectativa sobre o seu real valor. Se degustá-lo vai confirmar e nos trazer toda a grandeza esperada, além de uma experiência inesquecível.

O evento, organizado pela Porto a Porto, foi acompanhado de um elegante almoço

Após um maravilhoso almoço acompanhado de champagne e vinhos franceses, chegou o momento de conhecer o astro principal. Na mesa, só foi admitido que ficasse uma taça de champagne para limpar o palato. Jessia, apresentou com muito orgulho seu produto. Pediu a companhia de Hugo, para juntos, abrirem a primeira garrafa de Louis XIII no estado gaúcho, e após servirem aos convidados.

Logo depois de aberto, o Louis XIII literalmente perfuma o ambiente. Tem cor âmbar e seus aromas mostram numerosas características. Entre elas, pude sentir amêndoas, um leve defumado, especiarias e notas tostadas. O paladar é untuoso, com apenas uma gota, já possui um ataque intenso, revelando toques de caramelo. Acredite, começamos provando uma gota para saber o real “poder” da bebida. Tem final muito longo e levemente picante. Pude sentir o seu gosto por muito tempo após a degustação. Para quem gosta, um bom charuto combinaria muito bem.

Em resumo, foi uma experiência inesquecível. Louis XIII facilmente superou minhas expectativas e mais que atingiu seus objetivos. É único e espetacular!

É GRÁTIS... Fique Atualizado!

Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Sobre Louis XIII

Seu processo de envelhecimento varia de 40 a 100 anos, o que garante o sabor e a complexidade do produto. Para manter os padrões de perfeição da Maison Rémy Martin, os destiladores do Louis XIII são mestres na busca da preservação do poderoso aroma das uvas. No início de cada ano, cerca de 800 amostras são apresentadas ao controle de degustação. Dessas, pouco mais de 12 são aprovadas, o que reitera ainda mais a preocupação em mantê-lo no mais alto nível de requinte.

A cor âmbar é uma das distinções deste cognac

Tanto cuidado e luxo têm uma razão: agradar aos seus apreciadores e tornar cada dose do cognac uma experiência única. Para entender o quão exclusivo e glamuroso é este produto, o Louis XIII foi servido à Rainha Elizabeth II em 1957, durante sua visita ao Palácio de Versalhes, na França, e Winston Churchill comemorou sua vitória na eleição de 1951 com uma garrafa deste majestoso produto.

Embalagem

A exclusividade pode ser observada inclusive em seu décanteur, (como é chamada sua garrafa exclusiva) minuciosamente esculpido e feito com um precioso cristal francês. Para ganhar o formato e a precisão necessários para abrigar uma relíquia como essa, são necessários 21 artistas especializados. Tem gargalo em ouro 24 quilates e tampa em formato de flor de lis, e toda feita em cristal Baccarat. A garrafa vem em uma caixa, também exclusiva, carinhosamente chamada de cofre.

O cognac Louis XIII tem preço sugerido de R$ 13.000,00 e pode ser encontrado nos mais exclusivos restaurantes e empórios do Brasil. Em alguns poucos locais, também se pode encontrar a bebida oferecida em doses que giram em torno de R$ 1.300,00.

Jessia Lobo apresenta com orgulho a experiência de degustar o Louis XIII

História

Criado em 1874 pela Maison Rémy Martin, o cognac Louis XIII pode ser traduzido como uma “experiência única e esplendorosa”. Ele tem sua origem na região da Grande Champagne, a mais fértil das seis regiões de cultivo de uvas de Cognac, na França, e seu amadurecimento é feito em barris centenários, chamados tierçons. Seu legado foi passado por quatro gerações de cellar masters, que mantiveram o sofisticado sabor e a referência soberana do melhor e mais prestigiado cognac do mundo.

A primeira garrafa de Louis XIII foi criada em 1874, por Paul-Émile Rémy-Martin, um dos sucessores da conceituada família Rémy Martin, que herdou a sabedoria e a paixão pelo cognac e o transformou em uma lenda que atravessou séculos e gerações. Louis XIII recebeu esse nome em homenagem ao rei francês que governou o país durante o período em que a primeira geração da família Rémy Martin viveu na região de Cognac.

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar