Conheça alguns dos colecionadores de vinhos mais famosos do mundo

Leilão de parte da coleção de vinhos do Sir Alex Fergunson

*por Mirella Borelli

Reunião com os amigos, almoço num dia de inverno ou um jantar à luz de velas com o amor da sua vida. Tudo isso combina com uma comida gostosa, música agradável e um bom vinho. Quem não gosta? Apreciar a companhia e os comes e bebes. Mesmo quem não é expert no assunto, consegue encontrar diversas receitas de harmonização de tipos de vinho com comidas, que podem deixar a ocasião ainda mais especial.

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Há quem goste apenas de saborear o gosto do vinho, outros não o dispensam em nenhuma ocasião. Mas existem casos ainda mais extremos: os famosos enófilos, que sonham em ter a boa e velha adega num cômodo da casa com os melhores e mais caros vinhos do mundo.

Além desses, existem alguns colecionadores que são muito conhecidos no mercado e tornaram o sonho de muitos uma realidade de vida. Essas pessoas se tornaram famosas e ganharam notoriedade graças às “relíquias” guardadas em suas adegas.

Separamos alguns deles para mostrar como funciona esse vício que virou quase que um estilo de vida.

Leslie Rudd

Ele possui um famoso restaurante/mercado nos Estados Unidos. O americano possui mais de 10 mil garrafas de vinhos armazenadas em sua adega de três espaços climatizados e uma sala de degustação, que fica em baixo de seu estabelecimento, desde os mais antigos e amargos, até os mais novos, leves e caros. Estima-se que esta seja a maior coleção de vinhos da região dos EUA.

Leslie Rudd também é um famoso produtor de vinhos nos EUA

Hardy Rodenstock

O alemão é um dos maiores colecionadores de vinhos raros do planeta, conhecido por suas degustações únicas e chamativas. No ano de 1985, Hardy chamou a atenção do mundo inteiro, quando colocou uma garrafa de vinho Lafite 1787 à venda em um leilão. A preciosidade foi arrematada pela bagatela de US$ 156 mil. Esse caso deu origem ao famoso livro "O vinagre mais caro da história". 

Hardy Rodenstock (esquerda) também é conhecido por organizar as degustações de vinhos mais raras do mundo

Rudy Kurniawan

Esse caso é lembrado pelo ponto negativo na história dos maiores colecionadores de vinho do mundo. Isto porque, Kurniawan foi condenado a dez anos de cadeia depois de ter sido acusado e considerado culpado de vender milhões de dólares em vinhos falsificados para pessoas colecionadoras dos Estados Unidos.

Rudy Kurniawan ficou conhecido como o maior comerciante de vinhos falsificados do mundo

Alex Ferguson

Conhecido no mundo do futebol por ter treinado durante 20 anos o time inglês Manchester United, Ferguson é um conhecido colecionador por possuir muitas de garrafas de vinhos raros guardadas em suas diversas adegas. Porém, a coleção está começando a diminuir. Apensas em 2014, cerca de 5 mil garrafas de vinho foram leiloadas para caridade, arrecadando mais de 2 milhões de libras.

Alex Fergunson foi o treinador do time do Manchester United por mais de 20 anos

Bom, se você é fã de um bom vinho e ficou inspirado com essas histórias, não perca tempo. Providencie uma adega, por menor que seja, e comece você mesmo com sua coleção.

Fonte de pesquisa: sonoma.com.br / artigos e sites na internet

 

Publicidade

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar