As calorias do vinho
- Escrito por: Equipe Sobre Vinho
- Categoria: Curiosidades dos Vinhos
Você já parou para pensar sobre quantas calorias possui uma taça de vinho?
Ao apreciarmos um vinho, dificilmente nos preocupamos com a quantidade de calorias ingeridas naquela saborosa taça. A boa notícia para os apreciadores do néctar de Baco, é que degustado com moderação, além de fazer bem à saúde, o vinho é uma das bebidas alcoólicas com menos calorias.
Dependendo do fermentando são aproximadamente 20 calorias a cada 30 ml. Então uma taça de vinho tem praticamente 100 calorias. E o melhor, sem colesterol, sódio ou gordura. Obviamente, trata-se de um valor médio, pois o valor calórico de um vinho vai variar de acordo com sua composição de açúcar, leveza, teor alcoólico, entre outras características.
Basicamente a principal fonte de calorias do vinho é o álcool, por isso considerando os vários tipos de vinhos, não existe uma padronização de calorias da bebida. Todavia, o raciocínio para considerar as calorias é a seguinte: as uvas viníferas mais doces proporcionam a fermentação do vinho com maior teor alcoólico.
Em geral o álcool possui 2 vezes mais carboidrato que o açúcar, assim a quantidade de álcool que possui no vinho afeta muito mais a caloria da bebida, que a quantidade de açúcar da sua composição.
Calorias para uma taça de vinho (125 ml):
Espumantes
Valores aproximados:
- Brut: 95 calorias
- Demi-sec: 110 calorias
- Moscatel: 137 calorias
Vinho branco leve
- Com menos de 10 g/L de açúcar residual
- Teor alcoólico de 8% a 10%
- Valor aproximado: 95 a 139 calorias
Vinho seco (tinto ou branco)
- Teor alcoólico de 12% a 14%
- Valor médio: 107 calorias
Vinhos mais alcoólicos
- Teor alcoólico de 13,5 % a 16 %
- Valor aproximado: 187 a 219 calorias
Vinhos de sobremesa
- Exemplo: Vinho do Porto ou Madeira
- Teor alcoólico de 16 % a 20 %
- Valor aproximado de calorias: 220 a 260 calorias
Importante: todos estes valores de calorias citados são aproximados e não devem ser usados como referência para dietas e outros controles alimentares.
O segredo é a moderação
Cada vez mais observa-se um grande esforço das vinícolas para produzir bons vinhos com baixa caloria, em sintonia com os esforços mundiais para a redução de peso e vida saudável.
O segredo, como tudo na vida, é a moderação. O consumo controlado não trará os indesejados problemas com a balança. Além do mais, apreciar uma boa taça de vinho é uma excelente opção para comemorar, encontrar os amigos, festejar com a família e manter uma ótima vida social.
Fontes de consulta: dietaesaude.org - boaforma.uol.com.br - mdemulher.abril.com.br