Vinho ajuda na perda de peso

Vinho pode ajudar no controle da obesidade

O vinho traz benefícios à saúde”, esta é uma afirmação pesquisada e comprovada por diversas universidades. A novidade é que pesquisas recentes tem relacionado o consumo moderado desta bebida à perda de peso.

A Universidade de Navarra, na Espanha, acompanhou mais de nove mil adultos sem doença crônica durante seis anos. Alguns eram consumidores frequentes de cervejas e outras bebidas alcoólicas, outros eram abstêmios.

O primeiro grupo apresentou um ganho significativo de peso quando comparado ao outro. No entanto, não houve associação entre o consumo frequente e o moderado de vinho com o aumento do sobrepeso ou da obesidade, como nas demais bebidas. Pelo contrário, o consumo do nobre fermentado foi associado à perda de peso.

Vinho pode ajudar no combate à obesidade

A Universidade de Purdeu, nos Estados Unidos, publicou um estudo no Journal of Biological Chemistry em 2012 que sugere que o vinho tinto pode ajudar a combater a obesidade. Tal fato deve-se ao composto piceatanool, presente em sua estrutura química.

Essa substância é encontrada nas cascas e sementes de uvas, e também em outras frutas como o maracujá. Ela inibe o processo de desenvolvimento de células adiposas, o que evita o acúmulo de células de gordura e, portanto, o ganho de peso acontece de forma mais lenta ou não acontece.

O resveratrol é uma das substâncias do vinho benéficas à saúde

A Universidade de Ulm, na Alemanha, já havia realizado um estudo semelhante em 2008. A conclusão da pesquisa sugere que um antioxidade presente nos vinhos, o resveratrol, inibe o crescimento das células adiposas, o que impede o armazenamento de gordura.

Consumo moderado

Muitas clínicas de emagrecimento incluem o vinho no cardápio dos seus clientes, principalmente o tinto seco por ele ter um valor calórico menor. É importante ressaltar que os benefícios da bebida de Baco surgem com o consumo em quantidades moderadas e aliadas a uma alimentação saudável.

Busca por assuntos: Saúde

 

É GRÁTIS... Fique Atualizado!
Insira o seu e-mail e nome abaixo para receber dicas gratuitas sobre vinhos!

Buscar